quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIAS DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO / 2010


DECISÃO DA TRÂNSITOAMIGO PARA A CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO NO ANO DE 2010

- Embora tenha tido a iniciativa de promover em 2007 e 2008 as comemorações do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VITIMAS DE TRÂNSITO, a Associação de Amigos, Parentes e Vitimas de Trânsito – TRÂNSITOAMIGO reconhece que essa data e sua celebração são muito importantes e representam a única ação legítima da sociedade em defesa de um trânsito seguro, menos violento e cidadão. Assim, decidiu que a partir de 2009 ela passaria a ser itinerante. A cada ano uma cidade brasileira será eleita no terceiro domingo do mês de novembro como a “Capital Brasileira Em Memória das Vitimas e Em Defesa da Segurança no Trânsito”. A escolha dessa cidade, além da manifestação das organizações sociais que se candidatarem, será também em função dos fatos ocorridos e de grande repercussão, avaliados ao longo do ano.

- Seguindo essa estratégia, a cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, será também no dia 21 de novembro de 2010 a “Capital Brasileira Em Memória das Vitimas e Em Defesa da Segurança No Trânsito.
As razões dessa escolha deveram-se à:

1 – Trata-se do segundo estado brasileiro no ranking estatístico de mortos e feridos no trânsito, perdendo apenas para o estado de Minas Gerais que ostenta uma malha rodoviária muito maior.

2 – É o estado brasileiro com a maior população flutuante motorizada estrangeira que, durante os meses de verão, recebe em média mais de 500 mil veículos de paises vizinhos de língua espanhola e que contribuem significativamente no aumento das ocorrências.

Florianópolis foi uma das duas únicas cidades brasileiras que apresentou projeto específico para a realização de ações para a data. A outra cidade concorrente foi a de Piracicaba, através da associação de vítimas, coordenada pela família de Luis Antonio Nunes Aceto, vitima fatal do cantor Renner. O projeto catarinense foi apresentado pelo ICETRAN – Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes, entidade sem fins lucrativos, criado em 1998 e exclusivamente dedicada às ações de educação e conscientização no trânsito.

Nenhum comentário:


Contador Grátis